‘É um retrocesso’, diz associação de autoescolas de SP sobre fim da baliza
As mudanças anunciadas recentemente no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seguem gerando forte reação entre instrutores e entidades do setor.
Em São Paulo, o Detran confirmou nesta semana que os candidatos das categorias leves não precisam mais realizar a baliza durante a prova prática.
A Associação das Autoescolas do estado diz que vai recorrer na Justiça contra as mudanças.
“É um retrocesso. É uma falta de responsabilidade”, diz vice-presidente da Associação Centros Formação Condutores/SP.
LEIA TAMBÉM: Fim da baliza para CNH: especialistas dizem que medida pode aumentar congestionamento nas grandes cidades
Mudança polêmica
Hoje, mais oito estados além do Distrito Federal aderiram ao fim da baliza. A medida gerou polêmica imediata. Instrutores ouvidos pelo Fantástico afirmam que a manobra vai muito além de estacionar: ela desenvolve noção de espaço, domínio do veículo, controle da embreagem e atenção ao entorno — habilidades essenciais para circular pelas vias das grandes cidades.
“Se alguém ficar muito tempo para fazer uma manobra, isso vai produzir um impacto no sistema viário e gerar congestionamento.”
Apesar das críticas, o governo afirma que o objetivo da mudança é avaliar a “capacidade real de dirigir”, e não uma manobra isolada que, segundo a gestão, pode ser excessivamente treinada apenas para a prova.
Outras mudanças anunciadas pelo governo federal também caminham no sentido de ampliar o acesso à CNH. Entre as alterações anunciadas em dezembro do ano passado estão a oferta de aulas teóricas gratuitas e on-line e o fim da obrigatoriedade de contratar uma autoescola.
“A acessibilidade à política pública de CNH com certeza é o principal benefício à parcela da população que antes não tinha esse acesso”.
Aprovados sobem apenas 2% — e debate continua
Segundo o Detran, a taxa de aprovação aumentou apenas 2% na primeira semana sem a baliza. A Associação das Autoescolas de São Paulo diz que vai recorrer na Justiça contra as mudanças.
“É um retrocesso. É uma falta de responsabilidade’.
Treinar continua sendo essencial
Enquanto o debate avança, alguns candidatos afirma que preferem manter o treino da baliza, mesmo sem exigência formal por segurança.
“Estacionar bem o carro é uma das etapas de aprender a dirigir. Não quero ter que aprender na hora; quero aprender antes”, disse uma aluna em treinamento.
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
Fim da baliza: especialistas dizem que medida pode aumentar congestionamento nas grandes c
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts, trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.
‘É um retrocesso, uma falta de responsabilidade’: associação de autoescolas de SP diz que vai recorrer sobre mudanças recentes na CNH
Escrito em 05/02/2026

