Homem é condenado a prisão por matar turista que entrou por engano em área de facção em Fortaleza

Escrito em 24/06/2026


Homem é condenado a 35 anos de prisão por matar turista em Fortaleza Um homem foi condenado a 35 anos e 9 meses de prisão por matar o representante comercial Aldete Rogério Saldanha, turista do Piauí que entrou por engano em uma área dominada por uma facção criminosa na Comunidade do Oitão Preto, no Bairro Moura Brasil, em Fortaleza. O crime aconteceu na madrugada de 22 de agosto de 2024. Quando a caminhonete em que Aldete estava com dois amigos entrou no local ao seguir a rota orientada pelo GPS. Na ocasião, o veículo das vítimas foi atingido por mais de 20 tiros. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp As vítimas portavam uma quantia de R$ 8 mil em espécie, que estava na caminhonete. O dinheiro foi roubado. Francisco Kauã Lobato da Silva, o "Cachorrinho", e Igor Victor da Silva Fernandes, o "Igor Café", foram presos pelo crime. Julgamento Empresário do Piauí é morto a tiros ao entrar em comunidade em Fortaleza Durante o julgamento, ocorrido nesta terça-feira (23), o júri popular condenou Francisco Kauã por homicídio, dupla tentativa de homicídio e fazer parte de organização criminosa. Além da pena de 35 anos de prisão, Kauã deve pagar uma indenização de R$ 40.500 para a família do turista morto e R$ 10 mil para cada sobrevivente. Já Igor Victor, foi absolvido da acusação de homicídio e tentativa de homicídio. Ele foi condenado por integrar organização criminosa, recebendo a sentença de 6 anos e 4 meses de reclusão, podendo recorrer em liberdade. Embora os sobreviventes tenha relatado o sumiço do dinheiro que estava na caminhonete, os dois homens foram absolvidos da acusação de roubo. Como o crime aconteceu Primo do secretário de governo de Teresina morre baleado em Fortaleza após GPS levar grupo para área de facção Reprodução Conforme um dos turistas que sobreviveu ao ataque, ele e os dois amigos estavam na capital cearense para participar de uma feira automotiva. Os amigos iriam se hospedar em um hotel de luxo localizado na Avenida Presidente Castelo Branco. No trajeto para o local, o GPS indicou uma rota que fez com que as vítimas entrassem na comunidade que é dominada por uma facção criminosa. "Logo na entrada começaram a jogar várias pedras no carro. Como a gente não conhecia, acelerou para tentar sair dali, aí mais a frente tinha uma barricada na via, que conseguimos passar, mas acabamos em uma rua sem saída. Foi o momento que os criminosos atiraram mais de 20 vezes no veículo", disse Antônio Damilton ao g1. Ainda segundo o empresário, um dos disparos atingiu o rosto do representante comercial Aldete Rogério, de 58 anos, que morreu no local. Já Damilton e João Paulo, que conduzia a caminhonete, conseguiram sair do veículo e correram pelas ruas da comunidade para se proteger. Os dois sobreviventes foram resgatados por policiais militares. Caminhonete dos turistas do Piauí foi atingida por mais de 20 tiros ao entrar em área dominada por facção criminosa em Fortaleza. Reprodução Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: