O celular atende sozinho: g1 testa a função no iPhone e no Galaxy O telefone toca. É um número desconhecido. Você atende? Provavelmente não, com tantos golpes circulando por aí. Mas dá para atender à ligação sem precisar “atender" em alguns celulares da Apple e da Samsung. O Guia de Compras testou o recurso para checar como funciona e se a transcrição do texto é boa. O recurso funciona em todos os iPhones com o sistema iOS 26 (o mais recente) e com Samsung Galaxy compatíveis com a Galaxy AI (inteligência artificial da marca). Saiba como configurar no seu aparelho. O sistema de atendimento automático funciona de um modo parecido tanto nos iPhones como nos Galaxy. Quando recebe uma chamada, o smartphone primeiro verifica os contatos do usuário para tentar encontrar o número. Esse sistema pode checar também aplicativos que podem ter mais contatos conhecidos – como redes sociais ou apps de pedido de comida, por exemplo. Se aquele número que está ligando é compatível, a ligação toca e você vê o nome aparecendo na tela. Se o número for desconhecido ou estiver oculto, o atendimento automático entra em ação. A avaliação foi feita a partir de três situações simuladas: um de golpe (ou cobrança) bancário, um de entrega com problemas e um de emergência familiar. As ligações foram feitas de outro celular configurado para não mostrar o número quando liga para outros números. Veja a seguir a diferença entre as marcas. Nos iPhones, o processo é todo automático. Caso você esteja prestando atenção na tela do iPhone, dá para selecionar na tela algumas perguntas prontas. E, se for preciso, atender ou não. O mais interessante é que o telefonema é gravado nesse período. O Galaxy não faz isso. O que o interlocutor fala fica salvo em áudio e texto no Correio de Voz do telefone. Basta dar o play para ouvir ou ler o texto transcrito. Essa funcionalidade do iPhone de salvar recados de voz é excelente para não precisar ligar para aquele número da operadora e ficar navegando em menus para conseguir ouvir e apagar a mensagem. O iPhone entendeu bem a voz do outro lado da linha, transcrevendo sem muitos problemas. Só errou em um dos roteiros, a palavra era “obrigadão” e ele entendeu “brigrigadão” (seja lá o que isso signifique). Transcrição de ligações atendidas automaticamente no iPhone fica salva no Correio de Voz do aparelho Reprodução Já na Samsung, o atendimento automático funciona de modo mais personalizado. O robô não responde sozinho, como na Apple. Ao receber uma chamada de número privado ou desconhecido, o aparelho toca e mostra que tem algum estranho ligando. O dono do celular tem duas opções: mandar para o modo Chamada por texto ou traduzir a ligação utilizando inteligência artificial. Na Samsung, o atendimento automático requer interação do dono do telefone Reprodução Ao tocar na chamada por texto, só aí o robô assume a chamada automaticamente. Na opção de Tradução, o resultado é similar aos modos de tradução ao vivo usado pela Samsung em outras áreas do celular. Durante o atendimento, é possível mandar questões pré-definidas que aparecem na tela, como “é urgente?”, para então decidir se fala com a pessoa ou não. Nos testes, a transcrição foi um pouco menos precisa que a da Apple. Num dos roteiros, a frase era “senhor Henrique”, e ele entendeu como “Sônia Henrique” e captou mais ruídos do ambiente, colocando algumas palavras aleatórias na tela. Outra grande diferença em relação ao iPhone é que a conversa não ficou salva no aparelho. Fica apenas o registro de ligação não atendida nas chamadas recentes. No fim das contas, as duas opções são ótimas para fugir de golpistas, cobranças indevidas e chatos em geral que ainda ligam para a gente. E, se decidir por atender, basta tocar na tela – é como se você atendesse à ligação no meio da gravação de uma antiga secretária eletrônica com fita nas linhas fixas do passado. E do outro lado da linha? A experiência de ligar de um número desconhecido é esquisita. O comum é que o outro lado atenda logo, desligue ou mande para a caixa postal. Mas, do nada, é a "voz do Google" que te atende. Não tem nada de humano ali. Ao ligar para alguém com iPhone e ouvir um "Olá. Se você disser seu nome e o motivo da ligação, poderei ver se esta pessoa está disponível" é uma experiência estranha, até rude, dependendo de quem estiver ligando Na Samsung, o aviso é mais humanizado, mas ainda sintético. "Olá, estou usando um assistente de voz para converter a sua voz em texto e responder a você. Se quiser continuar, informe o motivo da sua ligação". Nem sempre a pessoa que atende estará disponível mesmo – se o celular estiver no modo não perturbe, ele nem vai tocar. A chamada segue direto para os atendimentos automáticos e boa sorte para tentar falar. Veja a seguir uma lista de smartphones da Apple e da Samsung compatíveis com o atendimento automático. Os preços iam de R$ 2.000 a R$ 10.500 e foram consultados no início de novembro nas principais lojas da internet. iPhone 15 iPhone 16e iPhone Air Galaxy S25 FE Galaxy S25 Edge Galaxy A56 Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável. Que tal atender ao telefone sem precisar atender?
O celular atende sozinho: g1 testa a função no iPhone e no Galaxy
Escrito em 11/11/2025
O celular atende sozinho: g1 testa a função no iPhone e no Galaxy O telefone toca. É um número desconhecido. Você atende? Provavelmente não, com tantos golpes circulando por aí. Mas dá para atender à ligação sem precisar “atender" em alguns celulares da Apple e da Samsung. O Guia de Compras testou o recurso para checar como funciona e se a transcrição do texto é boa. O recurso funciona em todos os iPhones com o sistema iOS 26 (o mais recente) e com Samsung Galaxy compatíveis com a Galaxy AI (inteligência artificial da marca). Saiba como configurar no seu aparelho. O sistema de atendimento automático funciona de um modo parecido tanto nos iPhones como nos Galaxy. Quando recebe uma chamada, o smartphone primeiro verifica os contatos do usuário para tentar encontrar o número. Esse sistema pode checar também aplicativos que podem ter mais contatos conhecidos – como redes sociais ou apps de pedido de comida, por exemplo. Se aquele número que está ligando é compatível, a ligação toca e você vê o nome aparecendo na tela. Se o número for desconhecido ou estiver oculto, o atendimento automático entra em ação. A avaliação foi feita a partir de três situações simuladas: um de golpe (ou cobrança) bancário, um de entrega com problemas e um de emergência familiar. As ligações foram feitas de outro celular configurado para não mostrar o número quando liga para outros números. Veja a seguir a diferença entre as marcas. Nos iPhones, o processo é todo automático. Caso você esteja prestando atenção na tela do iPhone, dá para selecionar na tela algumas perguntas prontas. E, se for preciso, atender ou não. O mais interessante é que o telefonema é gravado nesse período. O Galaxy não faz isso. O que o interlocutor fala fica salvo em áudio e texto no Correio de Voz do telefone. Basta dar o play para ouvir ou ler o texto transcrito. Essa funcionalidade do iPhone de salvar recados de voz é excelente para não precisar ligar para aquele número da operadora e ficar navegando em menus para conseguir ouvir e apagar a mensagem. O iPhone entendeu bem a voz do outro lado da linha, transcrevendo sem muitos problemas. Só errou em um dos roteiros, a palavra era “obrigadão” e ele entendeu “brigrigadão” (seja lá o que isso signifique). Transcrição de ligações atendidas automaticamente no iPhone fica salva no Correio de Voz do aparelho Reprodução Já na Samsung, o atendimento automático funciona de modo mais personalizado. O robô não responde sozinho, como na Apple. Ao receber uma chamada de número privado ou desconhecido, o aparelho toca e mostra que tem algum estranho ligando. O dono do celular tem duas opções: mandar para o modo Chamada por texto ou traduzir a ligação utilizando inteligência artificial. Na Samsung, o atendimento automático requer interação do dono do telefone Reprodução Ao tocar na chamada por texto, só aí o robô assume a chamada automaticamente. Na opção de Tradução, o resultado é similar aos modos de tradução ao vivo usado pela Samsung em outras áreas do celular. Durante o atendimento, é possível mandar questões pré-definidas que aparecem na tela, como “é urgente?”, para então decidir se fala com a pessoa ou não. Nos testes, a transcrição foi um pouco menos precisa que a da Apple. Num dos roteiros, a frase era “senhor Henrique”, e ele entendeu como “Sônia Henrique” e captou mais ruídos do ambiente, colocando algumas palavras aleatórias na tela. Outra grande diferença em relação ao iPhone é que a conversa não ficou salva no aparelho. Fica apenas o registro de ligação não atendida nas chamadas recentes. No fim das contas, as duas opções são ótimas para fugir de golpistas, cobranças indevidas e chatos em geral que ainda ligam para a gente. E, se decidir por atender, basta tocar na tela – é como se você atendesse à ligação no meio da gravação de uma antiga secretária eletrônica com fita nas linhas fixas do passado. E do outro lado da linha? A experiência de ligar de um número desconhecido é esquisita. O comum é que o outro lado atenda logo, desligue ou mande para a caixa postal. Mas, do nada, é a "voz do Google" que te atende. Não tem nada de humano ali. Ao ligar para alguém com iPhone e ouvir um "Olá. Se você disser seu nome e o motivo da ligação, poderei ver se esta pessoa está disponível" é uma experiência estranha, até rude, dependendo de quem estiver ligando Na Samsung, o aviso é mais humanizado, mas ainda sintético. "Olá, estou usando um assistente de voz para converter a sua voz em texto e responder a você. Se quiser continuar, informe o motivo da sua ligação". Nem sempre a pessoa que atende estará disponível mesmo – se o celular estiver no modo não perturbe, ele nem vai tocar. A chamada segue direto para os atendimentos automáticos e boa sorte para tentar falar. Veja a seguir uma lista de smartphones da Apple e da Samsung compatíveis com o atendimento automático. Os preços iam de R$ 2.000 a R$ 10.500 e foram consultados no início de novembro nas principais lojas da internet. iPhone 15 iPhone 16e iPhone Air Galaxy S25 FE Galaxy S25 Edge Galaxy A56 Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável. Que tal atender ao telefone sem precisar atender?