Arthur Henrique é o mais votado para governador em eleição suplementar de Roraima O Arthur Henrique (PL) recebeu mais votos em 13 dos 15 municípios de Roraima, com um total de 160.004 votos, nas eleições suplementares que ocorreram neste domingo (21). Nos únicos municípios que ele não ganhou foi em Normandia e em Uiramutã. Mesmo recebendo a maioria dos votos, o Tribunal Reginal Eleitoral (TRE-RR) decidiu que o candidato ao governo pelo PL não pode assumir enquanto não houver decisão das instâncias superiores da Justiça. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp Arthur Henrique seguiu o pleito como candidato sub judice, ou seja, aguardando decisão da Justiça sobre o prazo de desincompatibilização. A Lei determina que a pessoa que ocupa cargo público deve se afastar de três a seis meses antes da eleição. Desse modo, a Corte Eleitoral determinou que Soldado Sampaio (Republicanos) continua como governador interino do estado. Ele segue nesse cargo por ser o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar o mandato do ex-governador Edilson Damião. Disputa Nessas eleições suplementares, Arthur Henrique disputou contra Soldado Sampaio e Nelita Frank (PT). Percentualmente, ele foi eleito com 60,87%, derrotando o principal adversário, Sampaio, com uma diferença de 25,15%, em número reais, foram 66.107 votos a mais que o Arthur recebeu. Municípios que Arthur Henrique levou mais votos Alianças Um mês antes da eleição suplementar, Denarium anuciou apoio à candidatura de Arthur Henrique ao governo do estado. Até então, os dois pertenciam a grupos políticos rivais. Arthur fazia parte do grupo da ex-prefeita Teresa Surita (MDB), um dos autores da ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a reeleição de Denarium em 2022. O ex-governador foi declarado inelegível em abril de 2026. No entanto, na eleição suplementar, Surita declarou apoio a Sampaio, principal opositor de Arthur. Arthur Henrique ingressou em um cargo político eletivo pela primeira vez em 2017, quando foi eleito vice da ex-prefeita, de quem teve apoio nas eleições de 2020 e 2024. Antes disso, foi secretário extraordinário de Inclusão Digital em 2013 e titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura em 2019. Arthur Henrique concorreu na eleição pelo PL Nalu Cardoso/g1 RR Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Arthur Henrique recebeu mais votos em 13 dos 15 municípios de Roraima
Escrito em 25/06/2026
Arthur Henrique é o mais votado para governador em eleição suplementar de Roraima O Arthur Henrique (PL) recebeu mais votos em 13 dos 15 municípios de Roraima, com um total de 160.004 votos, nas eleições suplementares que ocorreram neste domingo (21). Nos únicos municípios que ele não ganhou foi em Normandia e em Uiramutã. Mesmo recebendo a maioria dos votos, o Tribunal Reginal Eleitoral (TRE-RR) decidiu que o candidato ao governo pelo PL não pode assumir enquanto não houver decisão das instâncias superiores da Justiça. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp Arthur Henrique seguiu o pleito como candidato sub judice, ou seja, aguardando decisão da Justiça sobre o prazo de desincompatibilização. A Lei determina que a pessoa que ocupa cargo público deve se afastar de três a seis meses antes da eleição. Desse modo, a Corte Eleitoral determinou que Soldado Sampaio (Republicanos) continua como governador interino do estado. Ele segue nesse cargo por ser o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar o mandato do ex-governador Edilson Damião. Disputa Nessas eleições suplementares, Arthur Henrique disputou contra Soldado Sampaio e Nelita Frank (PT). Percentualmente, ele foi eleito com 60,87%, derrotando o principal adversário, Sampaio, com uma diferença de 25,15%, em número reais, foram 66.107 votos a mais que o Arthur recebeu. Municípios que Arthur Henrique levou mais votos Alianças Um mês antes da eleição suplementar, Denarium anuciou apoio à candidatura de Arthur Henrique ao governo do estado. Até então, os dois pertenciam a grupos políticos rivais. Arthur fazia parte do grupo da ex-prefeita Teresa Surita (MDB), um dos autores da ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a reeleição de Denarium em 2022. O ex-governador foi declarado inelegível em abril de 2026. No entanto, na eleição suplementar, Surita declarou apoio a Sampaio, principal opositor de Arthur. Arthur Henrique ingressou em um cargo político eletivo pela primeira vez em 2017, quando foi eleito vice da ex-prefeita, de quem teve apoio nas eleições de 2020 e 2024. Antes disso, foi secretário extraordinário de Inclusão Digital em 2013 e titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura em 2019. Arthur Henrique concorreu na eleição pelo PL Nalu Cardoso/g1 RR Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.