Uso de cães em tratamentos de saúde ajuda a reduzir estresse Francisca Barreto, de 90 anos, foi internada no Hospital Geral de Palmas (HGP) após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ela reencontrou o Toby, seu cachorro de estimação, após fazer um pedido à equipe do hospital por meio do 'Dia do Desejo'. A ação faz parte de um projeto focado em oferecer uma melhor experiência para pessoas em internação prolongada e em situação de maior fragilidade. O objetivo é levar esperança em meio a dores e preocupações que cercam pacientes. 📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp Para que a visita fosse possível, familiares contaram com o apoio da equipe multiprofissional e do setor de Humanização da unidade. O momento ao lado do animal emocionou familiares e profissionais envolvidos na ação. LEIA MAIS Paciente internada após AVC emociona ao reencontrar cachorro de estimação em hospital no TO Empresário é enganado com falso investimento e perde R$ 9 milhões Pai emociona ao compartilhar conversa com a filha antes de acidente que a matou A paciente Francisca Barreto, de 90 anos recebeu a visita do Toby Luciana Barros/Goveno do Tocantins Dia do Desejo O Hospital Geral de Palmas (HGP) é considerado o maior hospital público do Tocantins, e atende pacientes de todos os 139 municípios, além de moradores de estados vizinhos. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o projeto busca proporcionar experiências que contribuam para o acolhimento e o bem-estar emocional dos pacientes durante o período de internação, e estimula o engajamento das equipes profissionais na realização de ações. A proposta é fortalecer práticas de cuidado, atenção e acolhimento, fazendo com que os pacientes se sintam respeitados, valorizados e reconhecidos durante o tratamento. Segundo a SES, a iniciativa começa com a escuta ativa e qualificada do paciente. Em seguida, é realizada a articulação entre as equipes para tornar possível a realização de um desejo. As ações ocorrem de forma esporádica e não há um calendário fixo para o atendimento de desejos. Jovem foi socorrido pelo Samu em Palmas e está sob os cuidados da equipe multiprofissional do HGP André Araújo/Governo do Tocantins Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Dia do desejo: conheça projeto que fez reencontro de paciente com o cão de estimação em hospital
Escrito em 25/06/2026
Uso de cães em tratamentos de saúde ajuda a reduzir estresse Francisca Barreto, de 90 anos, foi internada no Hospital Geral de Palmas (HGP) após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ela reencontrou o Toby, seu cachorro de estimação, após fazer um pedido à equipe do hospital por meio do 'Dia do Desejo'. A ação faz parte de um projeto focado em oferecer uma melhor experiência para pessoas em internação prolongada e em situação de maior fragilidade. O objetivo é levar esperança em meio a dores e preocupações que cercam pacientes. 📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp Para que a visita fosse possível, familiares contaram com o apoio da equipe multiprofissional e do setor de Humanização da unidade. O momento ao lado do animal emocionou familiares e profissionais envolvidos na ação. LEIA MAIS Paciente internada após AVC emociona ao reencontrar cachorro de estimação em hospital no TO Empresário é enganado com falso investimento e perde R$ 9 milhões Pai emociona ao compartilhar conversa com a filha antes de acidente que a matou A paciente Francisca Barreto, de 90 anos recebeu a visita do Toby Luciana Barros/Goveno do Tocantins Dia do Desejo O Hospital Geral de Palmas (HGP) é considerado o maior hospital público do Tocantins, e atende pacientes de todos os 139 municípios, além de moradores de estados vizinhos. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o projeto busca proporcionar experiências que contribuam para o acolhimento e o bem-estar emocional dos pacientes durante o período de internação, e estimula o engajamento das equipes profissionais na realização de ações. A proposta é fortalecer práticas de cuidado, atenção e acolhimento, fazendo com que os pacientes se sintam respeitados, valorizados e reconhecidos durante o tratamento. Segundo a SES, a iniciativa começa com a escuta ativa e qualificada do paciente. Em seguida, é realizada a articulação entre as equipes para tornar possível a realização de um desejo. As ações ocorrem de forma esporádica e não há um calendário fixo para o atendimento de desejos. Jovem foi socorrido pelo Samu em Palmas e está sob os cuidados da equipe multiprofissional do HGP André Araújo/Governo do Tocantins Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.