Bonecos gigantes comandam pré-Carnaval em Pernambuco
Em Pernambuco, os bonecos gigantes brilharam neste sábado de pré-carnaval. Eles são como celebridades nas ruas de Olinda, mas não apareceram para desfilar, e sim para apostar corrida.
Dhemerson Igor, carregador de boneco gigante, comentou sobre a competição: "Pra gente que é de desfile pra uma corrida uma diferença grande, mas estamos aqui na expectativa, vamos embora buscar o primeiro lugar".
Carregadores e carregadoras enfrentaram o percurso de duzentos metros, pela primeira vez, com obstáculos. A carregadora Bruna Albuquerque Tavares avaliou o desafio: "A gente vir direto correndo é mais fácil do que esses negócios aí".
No Recife, os blocos comandaram a festa. Um dos mais conhecidos é o da Turma da Jaqueira Segurando o Talo, que desfila há mais de quarenta anos.
À tarde, houve gigantes circulando também pelas ruas do Recife. Foi um cortejo e tanto, que envolveu estreantes e veteranos do Carnaval. O Homem da Meia Noite saiu de Olinda e veio desfilar sua elegância, mesmo debaixo de chuva.
A arquiteta Camila Tenório destacou a importância da tradição: "A gente ama carnaval, né. Cultura é coisa muito importante pra ser ensinada pras outras gerações. A gente, lá em casa, dá muito valor a isso".
A jornalista Jaqueline Diógenes também relatou sua percepção da festa: "Eu tive a sensação que o Recife tá confundindo fim do mundo com carnaval. E eu disse, quero fazer parte desse apocalipse".
E ainda teve uma amostrinha do Galo da Madrugada, que, daqui a uma semana, vai abrir caminho pela cidade no desfile tradicional do Sábado de Zé Pereira. Isso é que é prévia, viu?
Bonecos gigantes e blocos tradicionais dominam o sábado de pré-carnaval em Pernambuco
Escrito em 08/02/2026